Berlim: Visitando os DISTINTOS lados Ocidental e Oriental

comentários
11 de fevereiro de 2017

Dependendo da sua idade você pode ter visto e ainda se lembrar das imagens do povo alemão derrubando o muro que dividia a Alemanha em duas, Ocidental e Oriental, e separava a cidade de Berlim. Certamente é uma das imagens mais marcantes do século XX.

Portão de Brandemburgo, Berlim

Pois talvez você não saiba que o muro de Berlim ainda existe, na verdade, ele foi derrubado, mas não totalmente, podendo ser facilmente visitados em diferentes partes da cidade. A parte mais interessante de se visitar talvez seja o pedaço conhecido como East side Gallery, que conta com pinturas de vários artistas em mais de 1 km de muro. Chega-se a ele usando o metrô de superfície. Dependendo de onde você estiver, pode ter algum pedaço do muro por perto, peça informações e vá andando.

O Portão de Brandemburgo em Berlim, Alemanha

Tão famoso quanto o muro e certamente muito mais imponente é o Portão de Brandemburgo. Usado como passagem entre os dois lados da cidade, você que gosta de história irá provavelmente ficar parado diante dele imaginando como era a situação daquela cidade estar dividida por um muro e justamente ali era a passagem entre os dois lados.  Você olha para um lado, depois para o outro e se dá conta do absurdo que é uma cidade, um país, estarem fisicamente divididos, como inimigos.

A bela cidade de Berlim

Outra coisa que remete a essa divisão são os trams, espécies de bondes elétricos que eram usados pela Alemanha Oriental. Eles ainda seguem operando e são restritos ao lado oriental. Andar em um deles, mais que um meio de transporte, e dar uma voltinha pela história. Porém, não se locomova apenas usando o tram, caminhe pela cidade, tanto pelo lado oriental quanto pelo lado ocidental, e você irá perceber que apesar do muro não existir mais, a impressão que se tem é de que ambas ainda são cidades diferentes, é como se ainda estivéssemos caminhando pelas antigas Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.

O Muro de Berlim

Se você também tiver essa sensação ao caminhar pela cidade, ou sentir algum tipo de sensação ao ver o Muro de Berlim e o Portão de Brandemburgo, talvez você queira comprar alguma lembrança para guardar de recordação e para isso, nada melhor do que comprar um pedaço do Muro de Berlim. Sim, nas lojinhas de souvenirs perto do Portão de Brandemburgo, do lado Oriental, você encontra facilmente pequenos pedaços do muro. Se realmente é um pedaço original do Muro eu não sei, mas não consigo pensar em lembrança melhor para o momento do que um suposto pedaço do Muro de Berlim, comprado na Alemanha Oriental próximo ao Portão de Brandemburgo.

 

Você pode se interessar também:

Os SENSACIONAIS Cenotes da Península de Yuacatán

Em LOS ANGELES, que tal se HOSPEDAR na AGITADA Venice Beach?

 

Deixe seu comentário