VIETNÃ: Ho Chi Minh City ou Saigon? ENTENDA!

comentários
27 de abril de 2017

A maior cidade do Vietnã chama-se Ho Chi Minh City e embora exista a possibilidade de você nunca ter ouvido falar dela, é mais provável que você já tenha ouvido falar em uma cidade chamada Saigon. Pois saiba que a cidade originalmente conhecida como Saigon hoje se chama Ho Chi Minh City.

Propaganda Comunista em Saigon (Ho Chi Minh City), Vietnã

Essa poderia ser apenas uma mera curiosidade, mas é mais que isso, especialmente para quem gosta de história e se lembra bem da Guerra do Vietnã.

É muito comum os que não conhecem direito a história dessa guerra, tratá-la como uma conflito entre Vietnã e Estados Unidos, mas o fato é que a guerra começou como um Guerra Civil entre o Vietnã do Norte, que apoiava o comunismo e tinha como capital Hanoi e o Vietnã do Sul, que apoiava o capitalismo e tinha como capital Saigon, sendo que o norte era apoiado entre outros pela União Soviética e o Sul apoiado entre outros pelos Estados Unidos, que inclusive lutou no conflito ao lado do Sul, contra o Norte.

Imagem de Ho Chi Minh sempre presente nos prédios importantes do Vietnã

Após um longo conflito o Norte ganhou a Guerra, unificou o Vietnã, declarou Hanoi a capital deste país e trocou o nome da cidade de Saigon para Ho Chi Minh City, em homenagem ao líder do Norte Ho Chi Minh.

O fato é que os combates acabaram, mas nem por isso o sul aceita este fato e conversar com alguém de lá poderá dar bem essa dimensão.

Não será difícil notar que qualquer panfleto, cartão ou menção de endereço por lá irá se referir a cidade como Saigon, eis que ao perguntar para uma vietnamita sobre esse fato ele me respondeu: “você pode chamar do que quiser, eu sempre irei chamar de Saigon”.

Bandeira do Vietnã sempre acompanhada de propaganda comunista

Os vietnamitas do sul são unânimes em dizer que não entendem como o norte gosta da miséria que o comunismo trouxe e que se recusam a trocar o nome Saigon, usado a muito tempo, pelo nome de um líder que não os representa, já que segundo me disseram por lá, Ho Chi Minh só esteve no Sul uma vez.

A sensação que se tem é que eles se sentem como os sul-coreanos se sentiriam se a Coréia do Norte dominasse a Coréia do Sul, declarasse Pyongyang a capital da Coréia unificada e mudassem o nome de Seul para Kin Jon Un City. Dá para imaginar?

Busto de Ho Chi Minh no Vietnã

O fato é que Saigon (desde que estive lá, passei a me referir a ela dessa maneira) é uma cidade muito interessante, com muitos letreiros em neon iluminando a sua agitada noite e suas ruas completamente dominadas por motinhas (só vendo ao vivo para entender quantas), além de atrações que remetem a Guerra do Vietnã.

Porém, como em poucos lugares do mundo, ter boas conversas com o povo de lá irá acrescentar muito a sua visita a este local e te dará uma visão diferente da história que nos foi contada.

 

Você pode se interessar também:

ITATIAIA: Picos incríveis e Cachoeiras!

Cruzando a FRONTEIRA Equador x Peru!

Tags: , ,

Deixe seu comentário