ROUPAS: O que levar em um MOCHILÃO?

comentários
5 de Maio de 2017

Essa é uma tarefa que tira o sono de muitos viajantes, afinal, o que levar em um mochilão? Levar as roupas que temos ou comprar roupas com uma tecnologia mais apropriada para este tipo de viagem? Essas duas perguntas estão ligadas e dependem um pouco do quanto o viajante está disposto a gastar e ao nível de exigência de cada um.

Ao viajar para lugares frios, leve um bom casaco

Vou ser sincero quando digo que pretendo aqui dar as minhas opiniões pessoais baseadas nas minhas experiências de viagens, o que obviamente não são verdades absolutas e outras pessoas podem pensar diferente, sendo assim, direi como eu monto uma mochila para um mochilão e desde já adianto que raramente vou a lojas de produtos de aventura comprar sandália para caminhada, camiseta com material diferenciado, bandana antitranspirante e coisas do gênero, afinal, penso que estou indo para outra cidade ou país, e não para outro planeta, certo? Sendo assim, porque as roupas que uso aqui não podem ser usadas em uma viagem?

Uma coisa importante que deve ser compreendida pelo viajante é que ele terá que lavar roupas ou mandar lavá-las em uma lavanderia, portanto entendo que se você for por exemplo, fazer uma viagem de 30 dias, não irá levar 30 camisetas, 30 cuecas/calcinhas, 30 pares de meias e assim por diante. Tendo entendido isso, leve realmente pouca roupa e lave-as sempre que possível, sendo que esse trabalho é facilitado ao se escolher peças que sequem rápido.

Em um mochilão, leve roupas práticas e confotáveis

Sendo assim, minha mala conta sempre com umas 4 camisetas de tecido sintético (dry-fit ou mesmo de time de futebol) que podem ser facilmente lavadas no chuveiro ou na torneira, secam rápido e não é preciso passar. Cuecas umas 5 e pares de meias uns 4, bermudas uma três e uma calça, além de um casaco.

Também não se deve esquecer de um par de chinelos, um boné, óculos escuros e um par de tênis reserva, lembrando que não se deve comprar tênis para viajar, o ideal é levar pares de tênis que você já tenha a algum tempo e tenha certeza de que são confortáveis, já que eles darão a certeza de que não irão fazer calos. Pronto, essas são as roupas básicas para um mochilão, mesmo que dure 30 dias ou mais.

Além das peças básicas, você pode acrescentar algumas peças específicas dependendo do destino escolhido. Se você vai para algum lugar realmente frio, leve uns três bons casacos (de preferência, de diferentes tamanhos para que possam ser usados um sobre o outro, mais uma calça e acessórios como gorros e luvas; se vai para um lugar onde pretenda curtir a noite, leve um ou dois trajes específicos para isso (isso varia do estilo de cada pessoa), caso vá para a praia, leve bermudas de tecidos sintéticos ou trajes de banho. Se o destino escolhido envolve a possibilidade de se fazer algum trekking, leve um calçado apropriado.

Roupas básicas devem predominar na mochila de um mochileiro

Na verdade, as peças específicas dependem da necessidade de cada um e do destino escolhido, mas o mais importante é o viajante entender que as peças básicas não precisam ser levadas em grande quantidade e nem serem compradas, afinal, é com os passeios e atrações do destino escolhido para a viagem que devemos investir nosso dinheiro.

 

Você pode se interessar também:

PORTO SEGURO: Há algo além do AGITO?

Compras em LA PAZ: Artesanato, Roupa e Fóssil!

Deixe seu comentário