O Ótimo Museu da GUERRA do VIETNÃ!

comentários
29 de dezembro de 2017

O Vietnã é um país que passou por algumas guerras ao longo de sua história e não há como negar que a mais famosa foi aquela conhecida como “A Guerra do Vietnã”, quando o Vietnã do Norte enfrentou o Vietnã do Sul, em uma guerra que durou mais de uma década e teve forte participação dos Estados Unidos que lutaram ao lado do Vietnã do Sul e acabou com a vitória do Vietnã do Norte e a reunificação do país.

Entrada do Museu da Guerra do Vietnã

Se você tem interesse em conhecer mais sobre esse importante capítulo da história mundial, ao visitar a cidade de Ho Chi Minh City (antiga Saigon) no Vietnã, não pode deixar de visitar o ótimo Museu da Guerra.

Oficialmente, o museu se chama “War Remnants Museum” e está localizado na Rua Võ Văn Tần, n. 28. Porém não se preocupe muito em decorar o endereço, já que este museu está localizado em uma região bem central em Ho Chi Minh City e com qualquer mapa turístico em mãos, você conseguirá chegar a ele facilmente a pé.

Arma usada na Guerra do Vietnã e exposta no Museu

O Museu não tem uma grande variedade de atrações, mas as que tem são ótimas. Logo na entrada, na parte externa do Museu, existe uma série de veículos militares, como aviões, helicópteros e tanques, usados durante a Guerra pelos americanos e confiscados pelos vietnamitas.

Ao entrar no museu, o sentido recomendado para a visita é começar a partir do último andar e então ir descendo. Na verdade, o museu é uma grande galeria de fotos de momentos da guerra, sendo que essas imagens ajudam a compreender a história do conflito e as tristes consequências que esses trouxeram ao país.

Helicóptero usado pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã

Existem fotos que mostram combates, soldados americanos oprimindo camponeses, veículos militares em operação entre outros temas relacionados a guerra, assim como gráficos e painéis que explicam detalhes sobre o conflito.

Porém a parte mais chocante são as fotos expostas que mostram cadáveres de vietnamitas mortos por bombas e por Napalm, e principalmente as fotos que mostram as pessoas que nasceram após seus pais terem sido expostos ao Agente Laranja, jogado pelos americanos com o intuito de matar a vegetação do país e facilitar o combate. A imagem de pessoas seriamente deformadas é impactante.

Galeria de Fotos no Museu da Guerra do Vietnã

Também na parte externa, próximo aos veículos militares, existe uma réplica de uma prisão dos tempos da guerra, e vale a experiência de imaginar como seria ser um prisioneiro de guerra naquela época.

Réplica de prisão no Museu da Guerra do Vietnã

O Museu da Guerra mostra muito sobre a história desse conflito (sobre a ótica do lado do Vietnã do Norte) e é um passeio imperdível, além do ingresso ser bem barato.

Após fazer a visita, experimente conversar com algum habitante local e ele provavelmente irá contestar algumas coisas expostas no museu e criticará algumas omissões importantes, afinal, ali é a antiga Saigon, capital do Vietnã do Sul, que perdeu a guerra.

 

Você pode se interessar também:

ATENÇÃO ao usar os Banheiros Públicos de PARIS!

ARRAIAL D’AJUDA: Agito com moderação!

Deixe seu comentário