Em CARTAGENA, o IMPONENTE Castillo San Felipe de Barajas

comentários
15 de março de 2017

Devido a colonização espanhola em grande parte da América do Sul, não é difícil encontrarmos prédios destes tempos pelas cidades dos continentes, porém entre tantas construções, a mais alta erguida pelos espanhóis está localizada na cidade de Cartagena de Índias na Colômbia.

O Castillo San Felipe de Barajas se trata de uma fortificação que protegia a cidade de Cartagena de Índias dos ataques realizados pelo continente. A construção da fortaleza de forma primitiva se deu entre 1656 e 1657, e a fortificação completa foi terminada em 1798, pelo engenheiro militar Antonio Arévalo.

O Castillo San Felipe de Barajas em Cartagena, Colômbia

A imponente fortificação pode ser admirada a distância de vários pontos da cidade de Cartagena, porém não se deve deixar de visitar seu interior e entender o significado de suas estruturas e galerias subterrâneas.

O Castillo possui diversas galerias subterrâneas, algumas bem longas e estreitas, tornando caminhar por elas algo desaconselhável para quem sofre de claustrofobia. Estas galerias possuem pequenas entradas durante seu trajeto chamadas de “nicho de morte”, já que ali soldados que defendiam o castillo se escondiam e atacavam os invasores que devido a pouca luminosidade não conseguiam observar os nichos. Porém a verdadeira função destas galerias é bem curiosa, pois ali eram armazenados tonéis de pólvora para no caso de inimigos dominarem a fortaleza, poder causar uma explosão subterrânea na fortaleza e essa ser destruída.

Túneis do Castillho San Felipe de Barajas em Cartagena, Colômbia

A preocupação com a possibilidade do Castillo ser tomado por inimigos também é verificada em sua rampa de acesso estratégicamente virada para a cidade antiga e sem zona de defesa, fazendo com que caso inimigos tomassem a fortaleza, essa não pudesse ser usada para atacar a cidade. Não era tarefa fácil tomar a fortaleza, já que essa contava com uma série de baterias de canhões que totalizavam 63 unidades.

É possível identificar a estrutura do primitivo castillo construído sobre o Cerro de San Lázaro, conhecido como “Forte de Bonete” no século XVII. Localizada na parte alta do Castillo, onde está localizada a Casa Del Castellano, trata-se de uma construção triangular, com quatro guaritas, cisterna para armazenar água da chuva, armazém e alojamento de soldados, além de oito canhões. O desenho original foi mantido por mais de 100 anos.

Sobre o Castilho San Felipe de Barajas em Cartagena, Colômbia

Como o Castillo era usado para proteger a cidade antiga, obviamente ele está localizado bem próximo da Cidade Murada, sendo assim, não se deve considerar nenhuma outra opção para visitar o Castillo a não ser caminhar até ele. Um passeio muito interessante e que custa pouco.

 

Você pode se interessar também:

Hostel BOM e BARATO na Cidade da Guatemala

As BELAS Praias de Florianópolis

Deixe seu comentário