Capital da Colômbia: O IMPERDÍVEL Museu do OURO

comentários
10 de fevereiro de 2017

O ouro é um metal muito cobiçado desde tempos antigos. Muito abundante em território sul americano, o ouro logo chamou a atenção dos colonizadores europeus que rastreavam o metal por todos os cantos do continente. O ouro era tão abundante no continente, que deu até origem a uma lenda sobre uma cidade perdida toda feita de ouro, chamada El Dorado.

Peça de ouro do Museu de Bogotá

Povos antigos também apreciavam o metal o usavam para a elaboração de esculturas e ornamentos. Em muitos sítios arqueológicos são encontrados artefatos antigos feitos de ouro, o que infelizmente atrai muitos saqueadores em busca dessas peças de grande valor histórico e econômico.

Mas muitos desses tesouros foram recuperados e se você tem interesse por arte de culturas antigas e aprecia peças de ouro, precisa conhecer o Museu do Ouro em Bogotá, capital da Colômbia. Ali estão expostas peças encontradas nas zonas arqueológicas de Tumaco, Nariño, San Agustín entre outras.

O Museu do Ouro (Museo Del Oro em espanhol) abriga um verdadeiro tesouro com mais de 30 mil peças, sendo cerca de 5 mil em exposição. É um museu muito bem conservado e grande, sendo assim vá com tempo para apreciar tudo com calma. No museu, existe um serviço de guia que certamente acrescentará muito a sua visita, pois te fará entender o significado e o simbolismo por trás das peças de ouro. Mais do que apreciar as belas e valiosas peças, você poderá compreender muito da história da Colômbia Pré-hispânica.

Museu do Ouro em Bogotá

Existem visitas guiadas gratuitas tanto em inglês como em espanhol em horários pré-determinados, porém, caso não queira esperar pela visita guiada, é possível utilizar áudio guias, que apesar de terem um custo adicional, é barato.

O Museu funciona de terça a domingo, sendo que aos domingos a entrada é gratuita e não são realizadas visitas guiadas. Este museu está localizado em uma região central de Bogotá, no Bairro da Candelária, em frente ao Parque Santander. Se estiver no centro, vá andando sem problemas, caso esteja afastado, o Transmilênio chega até lá pelo corredor J (Eje Ambiental), parada Museo Del Oro.

Peça do Museu do Ouro em Bogotá

O valor da entrada para o museu é de 3.000 pesos colombianos (cerca de 1 USD) desde o ano de 2010, o que é bem barato ainda mais em se tratando de um acervo tão rico. Lembre-se que aos domingos a entrada é grátis, porém, como neste dia não existe a visita guiada, melhor visitá-lo de terça a sábado.

 

Você pode se interessar também:

Dicas para se localizar ao chegar em La Paz

Vivendo as Tradições dos Pampas em San Antonio de Areco

Deixe seu comentário