ITATIAIA: Picos incríveis e Cachoeiras!

comentários
27 de abril de 2017

A cidade de Itatiaia está localizada no estado do Rio de Janeiro, bem próximo das divisas com os estados de São Paulo e Minas Gerais, onde estes estados abrigam a Serra da Mantiqueira e também a Serra das Prateleiras. Ali foi criado o primeiro Parque Nacional do país, o Parque Nacional do Itatiaia, o que contribui para a preservação das belezas da região.

Vista da Serra de Itatiaia, RJ

Quem conhece essa região montanhosa sabe que se trata de um prato cheio para quem gosta de cachoeiras e nesse quesito, Itatiaia também tem boas opções. A mais bonita é a Cachoeira Itaporani, de acesso fácil e com uma ótima piscina natural.

Outra opção para quem quer se banhar em uma piscina natural é a Cascata do Maromba, que pode não ter uma grande queda, mas forma uma excelente piscina para banho. Uma outra cachoeira bem popular da região é a Cachoeira Véu da Noiva.

Cachoeira Véu da Noiva em Itatiaia, RJ

Porém o auge de uma visita a Itatiaia é a possibilidade de subir seus altos e famosos picos, que se exigem um certo esforço daqueles que os desafiam, certamente recompensam com vistas belíssimas. Uma das opções é o Pico das Prateleiras, com cerca de 2550m de altitude.

Quem decide encarar o Pico das Prateleiras deve estar ciente de que algum esforço será necessário, porém não é preciso ter prática em escaladas, embora seja necessário escalar um trecho com pedras.

Como é obrigatório estar acompanhado por um guia credenciado, trata-se mais de um desafio de resistência do que de uma aventura propriamente dita, e ao alcançar o topo, se tem uma bela vista que inclui o Vale do Paraíba.

Pico das Prateleiras em Itatiaia, RJ

Se o auge de uma visita a Itatiaia e ao Parque Nacional do Itatiaia são seus picos, então pode-se dizer que o ponto alto de uma visita a região é encarar a subida do famoso Pico das Agulhas Negras.

Trata-se de um dos picos mais altos do Brasil, com nada menos do que 2.790m de altitude e quem deseja encarar o desafio precisa estar preparado fisicamente, mais do que os que desejam encaram apenas o Pico das Prateleiras.

O acesso à trilha deste pico se dá pela entrada do parque localizada em Engenheiro Passos e a trilha até o alto do pico também requer obrigatoriamente a companhia de um guia credenciado e a aventura só pode ser realizada com tempo seco, sendo assim, evite ir até lá na época de chuvas.

Pico das Agulhas Negras em Itatiaia, RJ

Caso consiga atingir o cume das Agulhas Negras, ou terá uma bela vista que inclui cidades vizinhas e o Vale do Paraíba ou estará rodeado por nuvens, o que pode por um lado frustrar por não permitir apreciar a vista, mas por outro dá a dimensão do feito alcançado.

A região de Itatiaia é um bom destino para aqueles grupos ou famílias que possuem gostos diferentes, pois enquanto uns podem desafiar alguns dos picos mais altos do país, outros podem ficar relaxando em piscinas naturais, além de apreciar a vasta fauna e flora do local.

 

Você pode se interessar também:

Cruzando a FRONTEIRA Equador x Peru!

HOLAMBRA e suas Belas Flores!

Deixe seu comentário