Fazendo COMPRAS na POPULAR Ciudad del Este no PARAGUAI

comentários
16 de março de 2017

Sempre que falamos em Paraguai, o que vem a nossa cabeça são produtos baratos e sacoleiros. Na verdade, isso é tudo que muita gente sabe a respeito desse país, ignorando inclusive a possibilidade de se fazer turismo por ele, embora a capital Assunção seja um destino bem agradável e as Ruínas das Missões Jesuíticas, no sul do país, mereçam uma visita.

Ciudad del Este, Paraguai

Porém, se você for ao Paraguai e se limitar a uma visita a Ciudad Del Este, provavelmente o que você busca é fazer compras a um preço baixo, até porque é a única coisa que a cidade tem a oferecer.

Basicamente tudo o que você encontrar em Ciudad Del Este será mais barato do que no Brasil. O país não cobra imposto de importação, fazendo com que os produtos importados custem bem menos.

Caso esteja indo encarar essa aventura de consumo, esteja preparado e saiba o que vai encontrar. A cidade, principalmente na região próxima a Ponte da Amizade, que liga Ciudad Del Este a cidade de Foz do Iguaçu no Brasil, é uma grande bagunça, lotada de pessoas e muitos vendedores que irão abordá-lo incessantemente oferecendo todo tipo de produto, desde inocentes pares de meias e perfumes falsificados, até cocaína e armas de fogo.

Lojas em Ciudad del Este, Paraguai

É importante que você tenha isso em mente quando for até lá. Não pense que está indo para um grande Shopping Center, ali você irá encontrar lojas de vários tipos e tamanhos, infindáveis barraquinhas no melhor estilo camelô e os incansáveis vendedores de rua, todos querendo chamar a sua atenção. Quem conhece a região da Rua 25 de Março em São Paulo, terá uma ideia do que irá encontrar.

Com relação a qualidade dos produtos, saiba que ali tem de tudo, desde produtos originais, até as mais bizarras falsificações. Caso busque algo original, existem lojas que passam confiança e os produtos vendidos são realmente de boa qualidade, fique tranquilo que você saberá reconhecer uma boa loja. A mais famosa é a Monalisa, que na verdade é um prédio onde são vendidos itens originais de marcas famosas, mas andando pelas ruas de Ciudad Del Este, você achará outras lojas confiáveis com preços bem melhores.

Vendedores em Ciudad del Este, Paraguai

Agora se o que você busca são bugigangas em geral, ficará encantado com as infinitas opções e os seus ótimos preços. Divirta-se visitando inúmeros camelôs, negocie os preços e sinta-se como um verdadeiro sacoleiro.

O importante é ir até lá com tempo, especialmente caso queira comprar algo específico. Tenha paciência, pesquise, negocie e desconfie de algo que está muito mais barato do que o preço das outras lojas. Teste o produto se for o caso e confira bem a embalagem após a compra, afinal, você não quer comprar um videogame e quando chegar em casa descobrir que tem um tijolo na caixa, certo?

Para se chegar a Ciudad Del Este e depois voltar para Foz do Iguaçú, pegue o ônibus urbano “Linha Internacional”, este ônibus é barato e cruza a Ponte da Amizade. Dependendo do movimento podem haver grandes congestionamentos na Ponte, caso queira fugir deles, vários moto-taxis faze a ligação entre Ciudad Del Este e Foz do Iguaçú.

Ponte da Amizade, fronteira Brasil x Paraguai

A cota para compras isenta de tributação permitida pela Receita Federal para quem cruza fronteiras por terra é de USD 150. São tantas pessoas cruzando a fronteira que uma mínima parcela é fiscalizada e se você ultrapassar essa cota e tentar cruzar a fronteira sem declarar o excedente, tem muita chance de sucesso, já que os sacoleiros compram realmente muita coisa e chamam mais a atenção da fiscalização. Caso queira fazer a coisa certa, existe um posto da Receita Federal onde você pode recolher o imposto que será calculado sobre o valor excedente.

 

Você pode se interessar também:

NAVEGANDO Pelas Águas de SERGIPE

O IMPONENTE Castillo San Felipe de Barajas em CARTAGENA

Deixe seu comentário