Em EL SALVADOR, não se carimba PASSAPORTE na Fronteira?

comentários
20 de abril de 2017

Essa não é propriamente uma informação oficial, porém como foi uma situação que gerou uma certa confusão em minha viagem para El Salvador, acho interessante compartilhar para o caso de alguém que for viajar por lá estar atento.

Quando viajamos por fronteiras terrestres é importante fazermos o procedimento correto na entrada do país para obviamente não ficarmos de forma ilegal no mesmo ou então ter que pagar algum tipo de multa ao deixá-lo.

Palácio do Governo de El Salvador

Quem já viajou por fronteira terrestre, está acostumado a entregar o passaporte em um posto de imigração e ter o passaporte carimbado, porém, quando entrei em El Salvador, vindo por terra a partir da Guatemala os fiscais da imigração olharam o passaporte e nada fizeram. Olhei bem para ver se não haviam carimbado sem que eu percebesse, porém nada de carimbo salvadorenho.

Voltei ao posto fronteiriço e questionei o oficial porque ele não havia carimbado meu passaporte, foi então que ele explicou que o meu passaporte tinha sido carimbado na Guatemala e esse carimbo valeria também para eu entrar em El Salvador, Honduras e Nicarágua.

Achei essa informação muito estranha e questionei o motorista que estava me aguardando na fronteira. Ele disse que isso não era verdade e se eu não carimbasse o Passaporte iria ter problemas. Pois então voltei ao posto fronteiriço, desta vez falei com outro oficial, que mais uma vez se negou a carimbar meu passaporte porque já havia ali um carimbo guatemalteco.

Vista de San Salvador, em El Salvador

Como eles se recusaram a carimbar meu passaporte, não tive outra escolha a não ser seguir viagem sem o tal carimbo salvadorenho. Como raramente algum policial confere o passaporte de um turista por esses lugares, eu só iria descobrir se a história era verdadeira ao deixar o país.

A partir de El Salvador, segui para Honduras por terra e então chegaria a hora de descobrir se a história era real. Ao passar pelo posto fronteiriço salvadorenho, o oficial olhou meu passaporte, mas não carimbou meu passaporte nem questionou a falta do carimbo de entrada, neste momento achei que a história era real, porém, do lado hondurenho da fronteira, o oficial carimbou sim a minha entrada em Honduras.

Informei a ele que em El Salvador me informaram que o carimbo da Guatemala valeria também para El Salvador, Honduras e Nicarágua e ele me disse que nunca ouviu falar disso e que essa história não faz sentido. A propósito, meu passaporte também foi carimbado na Nicarágua.

Monumento El Salvador del Mundo, em El Salvador

Como se pode perceber, as informações não batem e embora eu não tenha tido problemas, verifique sempre seu passaporte após cruzar uma fronteira e caso falte o carimbo, questione se ele realmente não é necessário.

Já ouvi histórias de oficiais de fronteira teoricamente se “esquecerem” de carimbar a entrada e na hora de deixar o país você ser obrigado a pagar alguma multa ou propina.

 

Você pode se interessar também:

ITACARÉ: Surfe e Agito na BAHIA!

NA VENEZUELA a cachoeira MAIS ALTA do MUNDO!

Deixe seu comentário