DIRIGINDO pelas BOAS estradas da Croácia

comentários
8 de março de 2017

Alugar um carro e dirigir entre países em uma viagem internacional é algo que muitos viajantes nem consideram como uma opção, já que muitas vezes não temos muitas informações sobre as estradas e as condições de segurança que iremos encontrar. Eu já optei algumas vezes por alugar um carro em viagens internacionais e dos países onde encarei estrada, talvez o que menos tenha informações disponíveis seja a Croácia, sendo assim, gostaria de contar a experiência para o caso de alguém que esteja considerando fazer o mesmo sinta-se mais confortável.

Bela Estrada na Croácia

Uma coisa muito importante que você deve perguntar na locadora ao alugar um carro para viajar entre países, mesmo na Europa, é em quais países você está autorizado a entrar, porque embora seja muito fácil viajar entre os países europeus, as vezes as locadoras não autorizam a entrada em determinados paíeses. Por exemplo, o carro que eu aluguei, poderia transitar pela Hungria, Croácia e Eslovênia, mas não estava autorizar na Sérvia nem na Bósnia. Sendo assim, certifique-se de que o trajeto que você pretende fazer será permitido pela locadora.

Outras questões importantes que devem ser feitas é com relação ao combustível utilizado, já que as vezes existem tipos que não estamos acostumados, além de perguntar como funcionam os pedágios nas estradas do país, pois nem sempre funcionam da maneira que estamos acostumados. Se o sistema for o de praças de pedágio com cobradores, sem problemas, porém, existem países, como a Suíça, onde você precisa comprar um adesivo chamado Vignete e colar no pára-brisa do carro antes de ir para a estrada. Se você for pego dirigindo por uma estrada sem este adesivo, é como se estivesse burlando os pedágios e a multa será pesada. Na Croácia, funciona na mesma maneira do que no Brasil.

Carro alugado para dirigir até a Croácia

Na verdade, eu aluguei o carro na Hungria e então dirigi para a Croácia e como meu destino era a costa do Mar Adriático, após passar pela capital Zagreb, eu cortei grande parte do país. A idéia de dirigir em estradas de um país do Leste Europeu, cujo idioma é bem complicado, pode parecer arriscado para alguns, porém, saiba que na Croácia a experiência é extremamente tranquila.

As estradas croatas (pelo menos as principais pelas quais eu transitei) são excelentes, sem buracos, com ótimo asfalto e pouco movimento, além de possuir pedágios com preços bem justos. Perto da costa as estradas ficam mais movimentadas, mas longe de ser algo que um brasileiro vá considerar como realmente movimentado. O trajeto oferece lindos cenários com o predomínio de montanhas e bela vegetação e quando se está chegando ao mar, no momento em que se começa a descer as montanhas, a vista é espetacular.

Boa Estrada na Croácia

As estradas croatas possuem muitos Postos de Abastecimento e todos tem lojas de conveniência, com a ótima característica de serem sempre bem modernas, limpas e organizadas. Caso esteja cansado da viagem, não terá problemas em encontrar um bom lugar para descansar.

É importante destacar que teoricamente um brasileiro precisa de uma carteira internacional de habilitação, a famosa PID (Permissão Internacional para Dirigir) e embora nas diversas vezes em que aluguei carros no exterior, nunca ninguém tenha solicitado este documento (nem locadoras, nem policiais, nem oficiais de fronteira) é indicado providenciar este documento. Eu tirei o documento por conta própria no site do Detran-SP e o procedimento é muito simples.

 

Você pode se interessar também:

Atmosfera de ILHA ISOLADA em Barra Grande-BA

Provando o VERDADEIRO Taco Mexicano acompanhado de Suco de TAMARINDO

Deixe seu comentário