Cruzando a FRONTEIRA Equador x Peru!

comentários
27 de abril de 2017

Uma fronteira sul-americana pouco cruzada pelos brasileiros é a que liga o Equador ao Peru. Esta fronteira é mais usada pelos habitantes destes dois países, porém se você pretende fazer uma viagem sentido norte x sul na América do Sul, a não ser que faça um trajeto pelo Brasil, terá que passar por ali.

Esta fronteira, embora não assuste, é um pouco mais confusa para quem vem do Equador, sendo assim, é importante falar um pouco sobre ela para que não se perca tempo por ali.

Fronteira entre Peru (Aguas Verdes) e Huaquillas (Equador)

As cidades que se deve ter em mente ao cruzar a fronteira entre esses dois países são Huaquillas, no Equador e Tumbes, no Peru. Huaquillas é uma pequena cidade com ruas de terra e não existe o que fazer por ali. Já Tumbes, é igualmente pequena, possui apenas uma simpática praça e faz um calor realmente forte.

Para quem gosta de natureza, Tumbes é o ponto de partida para se visitar os manguezais da região, ou ir até a bela praia Zorritos, Existem tours para lá mas também é possível ir de ônibus e a viagem até lá dura cerca 1h.

Para quem vem do Equador, deve-se chegar, como informado anteriormente, até a Cidade de Huaquillas. Quem está habituado a cruzar fronteiras terrestres, provavelmente irá caminhar em direção a fronteira e então verá uma grande placa escrito “Bienvenido a Peru”, e naturalmente entrará no Peru caminhando.

Praça de Tumbes, do lado peruano da Fronteira

Acontece que a pequena cidade peruana onde se encontra a placa não é Tumbes, e sim Aguas Verdes, e principalmente, não tem posto de imigração, ou seja, entrar a pé no Peru por ali não será possível.

O posto de imigração de ambos os países estão localizados no mesmo local, no meio da rodovia que liga as cidades de Huaquillas e Tumbes. Para chegar até lá, peque um taxi (verifique se existe mais gente querendo cruzar a fronteira e compartilhe o taxi).

O táxi o deixará em um posto imigratório onde existem guichês equatorianos e guichês peruanos. Carimbe a saída do Equador e a entrada no Peru e antes de partir, caso queira mais informações sobre o que fazer em Tumbes ou em outras partes do Peru, ali também existe um posto do Ministério do Turismo peruano com material e informações gratuitas.

Rua ao lado da Igreja de Tumbes, boas opções de hospedagens do lado Peruano da Fronteira

A partir do posto de imigração, deve-se pegar outro taxi até a cidade de Tumbes. Caso a idéia seja seguir viagem, diga para que o taxista te leve a região onde estão as empresas de ônibus.

Caso queira se hospedar na cidade, peça para o taxista te levar até a Plaza Principal. Na rua que segue ao lado direito da igreja, existem algumas boas opções de hospedagem.

 

Você pode se interessar também:

HOLAMBRA e suas Belas Flores!

BÉLGICA: Chocolate, Batata Frita e Cerveja!

Deixe seu comentário