Compras em LA PAZ: Artesanato, Roupa e Fóssil!

comentários
3 de Maio de 2017

A Bolívia é um país com uma rica história de povos Pré-Colombianos, como os Tiwanakus, além de ter um povo com uma ligação muito forte com suas tradições indígenas. Essa combinação é um prato cheio para quem gosta de artesanato e peças de decoração com bons preços.

Loja na Rua das Bruxas em La Paz, Bolívia

Para este tipo de produto, a melhor opção é a região Mercado de las Brujas (Calle Melchor Jimenez) e seus arredores, resumindo, entre a Igreja de San Francisco e a Calle Illampu você encontrará todo o tipo de mercadoria local.

Chegou em La Paz e está muito frio? Lá você encontrará blusões de lã de Alpaca, baby alpaca, lhama e qualquer outro tipo de mamífero andino que produza lã. O frio está na cabeça? Gorros tradicionais e gorros estilo “Chaves” te aguardam nas mais diversas cores. Luvas e meias também são facilmente encontradas. Quer algo mais estiloso? Que tal um Poncho bem colorido?

Centro de La Paz, Bolívia

Gosta de réplicas de estatuetas de civilizações antigas? Pois lá você encontrará uma variedade de modelos, que vão de 1 cm à 1 m de tamanho, do Puma ao Condor, de monólitos a Pachamana.  Impossível não encontrar algo que lhe agrade

Busca algo mais “turistão”? Uma variedade de camisetas, bonés, bolsas, suporte para garrafinha de água e tudo mais onde possa ser escrito BOLÍVIA estão a disposição.

Então você gosta de música? CDs com belas canções tocadas com flautas andinas te aguardam, e o melhor de tudo, você já pode aproveitar e comprar a sua própria flauta para tocar junto.

Afinal, por que o nome Mercado de Las Brujas? Porque lá você pode comprar todo o tipo de “mandinga” e amuletos que vão teoricamente te trazer saúde, dinheiro, amor e tudo o mais. Lá também vende artigos para mandingas mais avançadas como feto de lhama seco e similares.

A Calle Sagárnaga em La Paz, Bolívia

Mas afinal, lá tem fósseis a venda? A resposta é  sim, e quem vende é o popular Gordinho do Trilobita? Antes de mais nada, cabe explicar que Trilobita é uma espécie de artrópode que viveu na Terra há milhões de anos, antes mesmo que os dinossauros.

Enfim, nas lojinhas que vendem réplicas de estatuetas, em algumas delas é possível ver réplicas de fósseis de trilobita.  Ousei questionar se o fóssil era original e dona da loja respondeu: “original, solo com el gordito”. Em outra lojinha vi uma réplica similar, fiz a mesma pergunta, ouvi a mesma resposta, porém questionei onde eu poderia encontrar o “gordito” e a senhora respondeu: ”por La calle”.

Fóssil de Trilobita

Segui minha caminhada quando de repente, na esquina da Calle Sagárnaga com a Calle Melchor Jimenez, avistei um sujeito parado, de boné, bolsa a tiracolo, levemente acima do peso. Ao passar por ele olhei para o sujeito que olhou nos meus olhos, apontou para mim e então perguntou: “fóssil original?”. Estava eu diante do Gordinho do Trilobita.

Sim, comprei um fóssil do Gordinho. É original? Não faço a menor ideia. Conta a favor dele o fato da região de Tikani na Bolívia ser famosa por conter muitos fósseis desse tipo, mas isso não quer dizer muito na verdade. O que importa é que pelo preço, resolvi dar um voto de confiança ao famoso “paleontólogo” Gordinho do Trilobita.

 

Você pode se interessar também:

CHAPADA DIAMANTINA: Inúmeras Atrações!

Em PRAGA, não seja Enganado!

Deixe seu comentário