CIDADE DA GUATEMALA: Mercado Central e arredores

comentários
25 de abril de 2017

Se você é daqueles que adora caminhar por áreas de comércio popular, especialmente quando os itens encontradas são bem distintos dos que estamos acostumados em nosso dia a dia, quando estiver na Cidade da Guatemala não deixe de visitar o Mercado Central da Cidade da Guatemala e seus arredores, localizados na Zona 1 da cidade.

Tenda com camisas de times na Cidade da Guatemala

O Mercado Central é bem grande e conta com diferentes tipos de lojas, principalmente de roupas e algum artesanato. Ali também existe um grande comedor com as mais variadas comidas da culinária guatemalteca.

O fato de o local ter todo tipo de carne crua exposta e consequentemente um forte cheiro, faz com que nem todos tenham estômago para encarar um almoço por lá, mas caso você tenha, saiba que irá almoçar pagando bem pouco, pois segundo o povo da cidade, ali é o lugar mais barato para se almoçar.

Mas é na região ao redor do Mercado e das ruas adjacentes que estão os comércios mais curiosos. Alguns vendedores têm barracas de venda de todo o tipo de brinquedos usados, outros aparentemente vendem pedaços de fios, outros panelas, enfim, algumas ruas acabam parecendo grandes brechós a céu aberto.

Comércio na Zona 1 da Cidade da Guatemala

Talvez as barracas mais curiosas sejam as que vendem animais. Em pequenas barracas são vendidos peixinhos ornamentais, tartaruguinhas de aquário, pequenos lagartos, pequenos pássaros, coelhos, hamsters e outros pequenos animais. Fiquei olhando e imaginando o trabalho para transportar tudo aquilo.

Porém, nada despertou mais a minha curiosidade e atenção do que as Lojas de Piñata. Para quem não sabe, piñata é aquele objeto em forma de animal ou personagem de desenho animado que em aniversários infantis, ficam penduradas enquanto o aniversariante, vendado, tenta golpeá-la.

Ao acertar a piñata, ela quebra e os doces que estão em seu interior caem no chão, fazendo a alegria das crianças que ficam desesperadas tentando pegar o máximo de doces possível. Normalmente vemos piñatas em filmes já que não são populares no Brasil.

Loja de Piñata na Cidade da Guatemala

O fato é que na Guatemala elas aparentemente são muito populares, já que existem várias lojas dedicadas exclusivamente à venda de piñatas. Dentro dessas lojas, a variedade é impressionante, pois existem desde as mais pequenas até piñatas maiores do que um adulto.

Além de escolher o modelo que mais agrada, em outro setor da loja existe uma grande variedade de doces, assim, sua piñata já sai da loja recheada e pronta para ser golpeada por um pequeno aniversariante sedento por doces.

Mercado La Placita na Cidade da Guatemala

Também na Zona 1, existem um outro Mercado Popular, o Mercado La Placita, que embora seja bem parecido com o mercado central, conta com menos variedade de itens, além de ser menor. Outro ponto interessante de comércio popular são as barracas na Calle 18 que formam uma espécie de camelódromo com os mais diversos produtos.

 

Você pode se interessar também:

JOÃO PESSOA: Praia e História!

Viajando por Terra entre VIETNÃ e CAMBOJA!

 

Deixe seu comentário