A FOLHA DE COCA na Bolívia e Peru

comentários
18 de abril de 2017

Você provavelmente já ouviu falar sobre a folha de coca, pode ser que a considere apenas a matéria prima da cocaína e talvez não entenda porque ela é tão popular e legalizada em alguns países sul-americanos.

O fato é que sim, ela faz parte da composição da cocaína, porém, é importante deixar claro que ela não causa nenhum efeito alucinógeno nas pessoas.

Folha de Coca na Bolívia

A folha de coca é realmente popular, e legalizada, na Bolívia e no Peru por dois motivos: Ela inibe a fome, sendo muito usada pelos trabalhadores das minas e também ameniza os males da altitude, e essa segunda parte pode te interessar.

Viajando pelos Andes você constantemente estará em cidades situadas a mais de 3.000m acima do nível do mar e algumas pessoas sentem muito os efeitos da altitude enquanto outras não sentem absolutamente nada.A Folha de Coca

Eu sou uma das pessoas que não sentem absolutamente nada, exceção feita à minha visita ao Monte Chacaltaya na Bolívia, localizado a mais de 5.300m de altitude, quando pude provar os males que altas altitudes podem causar e aprender a dar a devida atenção a esse tema.

Existem remédios para o mal da altitude encontrados facilmente até em mercadinhos, mas neste post vamos abordar uma opção mais econômica e natural, a folha de Coca.

Saco com Folhas de Coca

A Folha de coca pode ser consumida pura ou em forma de chá. A folha de Coca é fácil de achar para vender e custa bem pouco. Se você avistar um vendedor sentado na rua ao lado de um grande saco cheio de pequenas folhas, pode ter certeza que se trata da folha de coca.

O preço varia obviamente de acordo com a quantidade e um pequeno saquinho cheio delas irá te custar uns R$2 e certamente será bem mais do que você será capaz ou terá vontade de consumir.

Caso queira consumir a folha pura, pegue umas 5 folhinhas, coloque uma sobre a outra, as dobre e então masque com os dentes do fundo da boca, não se deve engolir as folhas, apenas o caldo que ela solta. Porém prepare-se, o gosto é extremamente amargo.

Chá de Coca

Se você optar por fazer um chá com folhas de coca, pegue uma xícara com água fervente, coloque um punhado de folhas e cubra com um pano ou guardanapo. Quanto mais tempo deixar as folhas na água mais forte será o chá. O chá também é amargo, mas bem menos que a folha pura, além do fato de poder adoçar a gosto.

Existe também chá de coca industrializado (vêm naqueles saquinhos de infusão) e são facilmente encontrados nos mercadinhos. Esta é a opção que mais me agrada pois é a única que não é muito amarga.

Chá de Coca em saquinho

Opções não vão faltar para provar a famosa folha, escolha qual mais te agrada e prove mesmo que a altitude não tenha causado problemas. Sempre é válido provar os sabores das culturas que visitamos.

 

Você pode se interessar também:

ARAXÁ e suas Relaxantes TERMAS!

Em BUDAPESTE, o FESTIVAL de Folclore e Artes!

Deixe seu comentário